Em 2017 as atividades do Programa de Extensão/Pesquisa "Turismo Social UFF" se expandiram para além do ambiente da Universidade, a partir da criação do convênio com o Centro Pop Niterói - Centro de Referência Especializado para População de Rua, instituição pública vinculada à política de Assistência Social. Por meio desta parceria, são realizadas ações conjuntas que envolvem experiências turísticas e atividades de lazer.
O propósito é integrar e socializar os usuários do Centro Pop e democratizar os espaços de lazer tomando como base os princípios do turismo social: propiciar a experiência turística para aqueles que não têm a possibilidade de acessá-la.
Até o momento foram realizadas três ações com os usuários do Centro Pop.
A primeira experiência turística realizada levou os usuários do Centro Pop ao MAC e ao MACquinho e à Biblioteca Central do Gragoatá, em Niterói. A segunda, ao Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.
Como fruto destas experiências, em junho de 2018, aconteceu uma exposição itinerante chamada “Cotidiano sem muros: O Olhar do Invisível” que passou pelo MACquinho e pela UFF – Gragoatá (Blocos E, H e Biblioteca Central do Gragoatá). A exposição exibiu as fotografias registradas pelos usuários do Centro Pop durante as experiências turísticas ocorridas com o Programa. Também fez parte do destaque da exposição, as molduras das fotografias, que foram construídas pelos usuários por meio de processos de reciclagem do lixo. Além disso, a exposição promoveu saraus de poesia, rodas de conversa e de música com a participação e protagonismo da população em situação de rua.